IBEF-RIO

  • Centro Financeiro Rio
  • O Equilibrista 2015
  • Monumento aos Pracinhas
  • O Equilibrista 2014
  • Real Gabinete Português de Leitura
  • 40 Anos do IBEF
  • Calçada de Copacabana
  • Evento - Diretores IBEF
  • Centro e Aeroporto
  • Lagoa Rodrigo de Freitas
 
Clipping
Para Arminio, governo 'escamoteia realidade'
29/11/2012
Fonte: O Globo
Autor: Bruno Villas Bôas

Ex-presidente do BC diz que medidas pontuais visam a "trabalhar" inflação

O ex-presidente do Banco Central e fundador da Gávea Investimentos, Arminio Fraga, se disse ontem preocupado com os riscos de o governo brasileiro acabar "escamoteando a realidade" da economia brasileira a longo prazo, com medidas pontuais de controle de inflação. Ele citou subsídios aos combustíveis vendidos pela Petrobras e "possivelmente" as mudanças regulatórias no setor elétrico do país.

- Temos visto o governo adotar medidas pontuais que têm claramente como objetivo trabalhar o índice de inflação. Isso tipicamente provoca problemas macroeconômicos lá na frente, escamoteando a realidade - disse Arminio, para quem "há bastante tempo" a inflação está acima do centro da meta, de 4,5% ao ano.

Em discurso a empresários, após receber um prêmio do Ibef, Arminio disse que houve claras mudanças na condução da política econômica, que seria agora de "micromecanismos de administração e incentivo à demanda, especialmente ao consumo e ao emprego".

Câmbio semifixo é prejudicial

Ele alertou para o risco de o governo não "entregar o desenvolvimento" do qual o Brasil precisa a longo prazo.

- Esse é o modelo que não tem conseguido viabilizar os investimentos de que precisamos, principalmente na infraestrutura, que é uma emergência nacional. Mas estou falando que é um risco, não estou tirando uma conclusão. Estou torcendo para que dê certo.

Arminio listou uma série de intervenções que o governo realizou em setores da economia - como no bancário e no portfólio de investidores estrangeiros - para exemplificar a mudança da política do governo. E criticou incentivos fiscais.

- É um modelo que, usando incentivos discriminatórios, cria talvez mais distorções do que soluções - avaliou.
Para ele, existe menos comprometimento com o tripé econômico - equilíbrio fiscal, metas de inflação e câmbio flutuante. No câmbio, área em que houve recentes intervenções, Arminio disse que regimes "semifixos" de taxa são prejudiciais para o setor privado, que fica sem saber "muito bem do que tem ele que se proteger".

- Espero não estarmos indo nessa direção. Mas é prematura qualquer conclusão sobre o abandono do tripé. Qualquer governo que não consiga controlar a inflação vai pagar um preço político enorme.

Procurados, o Ministério da Fazenda e o BC não comentaram as declarações.

 
 

Executivo do Ano de 2012
PATROCINADORES APOIO
Cadastre-se aqui e receba nossos treinamentos e eventos.

IBEF Rio de Janeiro

Ver mapa

Endereço
Av. Rio Branco, 156 - 4º andar/Cj. 402 - Ala C
Centro - Rio de Janeiro - Brasil - 20040-003

Contato
Tel.: 21 2217-5555
E-mail: ibefrio@ibefrio.org.br